sexta-feira, 9 de setembro de 2011

HISTÓRIAS INSPIRADORAS

Procure a Deus nas Estrelas





Na China há uma velha lenda de dois agrimensores que estavam atravessando um deserto sem indicações. Levavam um esboço de mapa que tinham feito de informações que outros viajantes lhes forneceram. Havia nele uma árvore assinalada aqui e ali, e mostrava o leito seco de um ribeiro e uma ou duas colinas.


Uma noite, porém, caiu uma terrível tempestade. Eles se esconderam em uma caverna enquanto fuzilavam relâmpagos, os trovões ribombavam e a chuva de pedras caía. Ao amanhecer, os marcos tinham sido apagados e então perceberam que estavam perdidos. Seu mapa estava inutilizado.


O dia inteiro eles tentaram traçar algum plano para se salvarem; contudo parecia não haver saída. Ficaram desesperados. Veio a noite novamente, mas com ela vieram as estrelas. 


“Nós estamos salvos! Estamos salvos!” gritou um dos homens. “As estrelas ainda estão lá!” As estrelas ainda estavam lá, e os homens se orientaram por elas e encontraram o caminho de volta para casa outra vez.


Davi exclamou com muita veracidade: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes. Em toda a extensão da Terra, e as suas palavras até ao fim do mundo.” Salmo 19:1-4.


Se você, já se viu perdido em desânimo ou desespero, contemple as estrelas e encontre o caminho de volta a Deus.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PERSONAGENS DA HISTÓRIA XI





Marco Túlio Cícero, em latim Marcus Tullius Cicero (Arpino, 3 de Janeiro de 106 a.C.Formia, 7 de Dezembro de 43 a.C.), foi um filósofo,orador, escritor, advogado e político romano.
Cícero é normalmente visto como sendo uma das mentes mais versáteis da Roma antiga. Foi ele quem apresentou aos Romanos as escolas da filosofia grega e criou um vocabulário filosófico em Latim, distinguindo-se como um linguista, tradutor, e filósofo. Um orador impressionante e um advogado de sucesso, Cícero provavelmente pensava que a sua carreira política era a sua maior façanha. Hoje em dia, ele é apreciado principalmente pelo seu humanismo e trabalhos filosóficos e políticos. A sua correspondência, muita da qual é dirigida ao seu amigo Ático, é especialmente influente, introduzindo a arte de cartas refinadas à cultura Europeia. Cornelius Nepos, o biógrafo de Ático do século I a.C., comentou que as cartas de Cícero continham tal riqueza de detalhes "sobre as inclinações de homens importantes, as falhas dos generais, e as revoluções no governo" que os seus leitores tinham pouca necessidade de uma história do período. 
Durante a segunda metade caótica do século I a.C., marcada pelas guerras civis e pela ditadura de Júlio César, Cícero patrocinou um retorno ao governo republicano tradicional. Contudo, a sua carreira como estadista foi marcada por inconsistências e uma tendência para mudar a sua posição em resposta a mudanças no clima político. A sua indecisão pode ser atribuída à sua personalidade sensível e impressionável: era propenso a reagir de modo exagerado sempre que havia mudanças políticas e privadas. "Oxalá que ele pudesse aguentar a prosperidade com mais auto-controlo e a adversidade com mais firmeza!" escreveu C. Asínio Pólio, um estadista e historiador Romano seu contemporâneo.