terça-feira, 19 de abril de 2011

Importância do estudo da sociologia como ciência .


Qual a importância do estudo da sociologia? :

- A sociologia capacita – nos a compreender melhor todo contexto sócio – cultural;
- Permite a compreensão entre o homem e a sociedade;
- Fornece subsídios para a futura realização de suas atividades possibilitando captar melhor a intrigada rede de relações sociais que compõe a sociedade;
- Através da sociologia, os homens esperam hoje perceber o que está acontecendo com eles minúsculos pontos de cruzamento entre individuo, historia e sociedade;

Qual a importância da sociologia como ciência? :

Augusto Comte (1798-1857) é tradicionalmente considerado o pai da sociologia. Foi ele quem pela primeira vez usou essa palavra em 1839, no seu curso filosofia positiva. Este filosofo não só batizou, por assim, dizer a nova ciência que estava surgindo no século XIX, mas foi também um de seus principais elaboradores.

Foi com Émile Durkheim (1858-1917) que a sociologia passou a ser considerada uma ciência e como tal se desenvolveu.

A sociologia é a ciência que tem por objetivo estudar aqueles fenômenos que expressam as condições sociais dos seres vivos:

- O comportamento grupal,
- Os processos sociais,
- As estruturas sociais,
- As mudanças sociais.

Estuda os fatos que são características da vida em grupo, isto é, as maneiras de pensar, sentir e agir dos grupos.
O campo de estudo da sociologia é a sociedade humana.
O objetivo de estudo – as relações humanas.

A – Nem todo conhecimento é cientifico. Para isso, ele deve lidar com as regularidades apresentadas pelos fenômenos, ou seja, as mesmas causas devem suceder os mesmos efeitos. O calor (causa) dilata os corpos (efeito).
Temos aqui um principio da física que foi constatado porque sempre que a causa (calor) aparecia sucedia-se o efeito (dilatação dos corpos).

É um fenômeno que possui regularidade

A partir desse dado, é possível elaborar uma lei, formular teorias, prever os fatos.
Os fenômenos sociais não são casuais ou aleatórios, mas possuem regularidade. São previsíveis, constituem objeto de estudo cientifico e comportam generalização, teorias e princípios.

B – Também é a ciência porque o estudo deste fenômeno não se confundi com informações ou opiniões: constituem um estudo objetivo, rigorosamente efetuado segundo dados reais e concretos, isto é, com emprego de método cientifico.

Não se confundi com informações ou opiniões.
Temos aqui de ressaltar que as experimentações sociológicas apresentam maiores dificuldades, pois são principalmente os próprios homens, suas formas de comportamento, suas crenças, costumes, conflitos e instituições, fatos complexos que devem ser estudados.

Sob esse aspecto a sociologia leva desvantagem diante das ciências físicas e naturais: enquanto estas podem reproduzir seus objetos de estudo laboratório, a sociologia deve observar com paciência as sociedades procurando reter a regularidade dos fenômenos.

Por isso, pouca são as explanações sociológicas que cabem na categoria de leis, embora seja incontestável que, ao estudar os fenômenos, a atitude do sociólogo deve ser cientifica, investigando, demonstrando, explicando seus objetos com é e não como deveria ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário