terça-feira, 19 de abril de 2011

PERSONAGENS DA HISTÓRIA III

REI RICARDO, CORAÇÃO DE LEÃO .



Ricardo I foi imortalizado como“Coração de Leão”
pela bravura e crueldade demonstradas em combate,
e os seus feitos imortalizados em livros e pinturas.

Rei da Inglaterra (8/9/1157-6/4/1199). Nasce em Oxford, filho de Henrique II e de Eleanor de Aquitaine, ex-mulher de Luís VII, da França. Recebe o ducado de Aquitaine como herança da mãe em 1172, aos 15 anos, tornando-se então duque de Poitiers.
Desde pequeno vive às turras com os irmãos - Henrique, mais velho, e João, mais jovem - por causa da divisão das terras da família. Quando Henrique morre e Ricardo passa a ser o herdeiro do trono, Henrique II lhe pede para deixar Aquitaine para o irmão João. Sem aceitar a proposta, Ricardo assume o trono inglês em 1189. Dos dez anos de seu reinado, fica apenas seis meses na Inglaterra.

Vende parte do tesouro real para comprar armas, deixa no governo um conselho e parte com o rei da França, Felipe Augusto, filho de Luís VII, para libertar Jerusalém do domínio dos infiéis, dando início à 3ª Cruzada. Em 1191 casa-se com Berengária, de Navarra, com quem não tem filhos. Derrotado na Cruzada, é feito prisioneiro pelo duque Leopoldo da Áustria, que pede uma soma colossal como resgate, já que a Inglaterra é a maior potência econômica da época.

Parte do valor é pago e Ricardo é solto em 1194. Em sua ausência, o irmão João, que reina mais tarde como João Sem Terra, manobra com Felipe Augusto para usurpar o trono. O golpe é sufocado, e Ricardo se faz coroar pela segunda vez. Reconcilia-se depois com o irmão e o reconhece como herdeiro do trono. Morre em batalha na região de Châlus, na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário