terça-feira, 12 de julho de 2011

JOVEM O QUE ESTA ACONTECENDO ?



Hoje nos pegamos ouvindo os mais velhos dizendo "no meu tempo não era assim !", "esses jovens de hoje ?", as vezes os jovens dizem "que conversa chata !". Porque hoje à tantas distâncias entre pais e filhos?

Ao longo dos séculos vamos encontrar na História, jovens aprendendo com seus pais e avós, sendo assim, vivenciando uma atividade importante para a transmissão de conhecimento e cultura a educação pelo exemplo . Hoje os jovens tem se entregado a preguiça, a falta de responsabilidade, a libertinagem, onde encontramos poucos querendo ter mais do que apenas um momento uma balada . O que realmente esta acontecendo com nossos jovens ?

Nas salas de aulas observamos o quanto é grande a falta de compromisso de alguns alunos para com sua realidade. Entendo que muitos ja vem de casa revoltados com seus pais por acharem que estão pegando no pé, só por quererem saber a onde estão?, para onde vai ? e com quem ? . Na realidade os adultos enxergam a vida com um olhar amadurecido e nós jovens olhamos com um olhar apaixonante. A diferença entre esses dois aspectos é a razão . e o que é a razão ? simples ! é você pensar antes de dar um passo ! é você pensar antes de falar qualquer coisa que possa ou não machucar alguém !. Neste sentido encontramos muitos problemas, pois não esta sendo visto o outro como uma pessoa importante e só o "eu".

Contudo, o habito de leitura esta sendo pouco vivenciada por nossos jovens, conseqüentemente os problemas ortográficos estão aparecendo descaradamente . Neste sentido quando são questionados "à professor não to nem ai !", "tanto faz como tanto fez !" .

Precisamos perceber que o que plantamos hoje iremos colher amanhã, se plantar-mos responsabilidades, competências, compreensão, respeito, honestidade e tantos outros objetivos que fazem o caráter de um ser humana vamos colher . Ninguém planta que planta uva vai colher morango !.

Gastamos muito tempo enchendo nossos tempos com besteiras, tempos que deveriam ser preenchido com o exercício simples de sermos pais e filhos, conversando, fazendo atividades juntos, conhecendo um ao outro mais, construindo laços afetivos . Hoje encontramos jovens tendo mais amizade fora do seu familiar do que com seus pais . é importante que tenha-mos amigos, sim, sem sobra de duvidas, mais precisamos fortacer nos laços de amizades verdadeiras em casa .

Hoje precisamos deixar de ser pais mais ou menos, filhos mais ou menos, professores mais ou menos, seres humanos mais ou menos, cristãos mais ou menos . Precisamos ser-mos melhores, buscando fazer o melhor tudo o que nos é proposto diacordo com nossa saúde e limites.


Nenhum comentário:

Postar um comentário